Publicado em: 27-09-2010


Bombeiros participam da Operação Três Flexas na Região do Araguaia


Bombeiros participam da Operação Três Flexas na Região do Araguaia


Por: Assessoria
Operação na Região do Araguaia

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama desencadeou a Operação Três Flexas, na Região do Médio e Baixo Araguaia. Tem como objetivo realizar fiscalização, prevenção e combate à Incêndios florestais nos municípios de Barra do Garças, Água Boa, Canarana, Querência, Confresa, Luciara, São Féliz do Araguaia, e Vila Rica. 

Bombeiros da Companhia de Barra do Garças participam das operações que iniciou no dia 13 de setembro e se estende até o dia 01 de Outubro. O principal foco da operação são os assentamentos, nestes locais foram registrados o maior número de incêndios florestais.

Nos assentamentos os bombeiros realizam um trabalho de prevenção com palestras aos moradores, de maneira que entendam os perigos e os danos causados pelo fogo, e também, orientando-os sobre as técnicas de combate aos incêndios florestais. 

Em Água Boa, compõe uma base descentralizada de apoio terrestre, com realização de rondas de fiscalização, monitoramento e combate a incêndios florestais. As informações dos incêndios nessa região é levantada, confirmada e enviada para a Defesa Civil do Estado e ao Centro Integrado Multiagências - Ciman/MT.

Em Vila Ricafoi controlado um incêndio na Fazenda Porongaba, em Cocalinho, equipes realizam rondas de fiscalização e monitoramento. 

Duas frentes de combate estão no município de São Felix do Araguaia, uma frente com doze brigadistas deslocou para a Área de Preservação Ambiental – APA, Lago de Pedra, os demais foram para a APA Dom Pedro. Uma aeronave permanece em Barra do Garças para o atendimento da região. 

Uma aeronave permanece em Barra do Garças para o atendimento da região.

Fonte: Assessoria ª CIBM
Data: 21/09/2010