Publicado em: 14-10-2009


Histórico


HISTÓRICO DA 1ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE BOMBEIROS MILITAR

Em 1.981, foi ativado no Município de Barra do Garças o “NÚCLEO DE BUSCAS/RESGATE E SALVAMENTO”, composto de 8 (oito) militares, funcionando na sede da antiga 1ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIA MILITAR, hoje o 2° Batalhão de Polícia Militar.

Com o progresso da cidade, houve a necessidade de se investir no Corpo de Bombeiros, quando em 15 de setembro de 1.987, coincidindo com o aniversário do Município, instalou-se em sua sede própria, situada na Av. Gov. Jaime Campos Km 04, Setor Industrial. Neste mesmo ano, passou a funcionar como 8ª SEÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO, com um efetivo de 30 (trinta) Bombeiros.

Já em 1.993, recebeu a designação de 2° SUB-GRUPAMENTO DE INCÊNDIO DO CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR. Em 28 de outubro de 1994 o CORPO DE BOMBEIROS desvinculou-se da POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO, passando a denominar-se 1ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE BOMBEIROS MILITAR.

 

ATRIBUIÇÕES LEGAIS DO CORPO DE BOMBEIROS

           I.  Realizar serviços de Prevenção e Extinção de Incêndio;

         II. Executar Serviços de Proteção, Busca e Salvamento;

         III. Planejar, Coordenar, controlar e Executar atividades de Defesa Civil do Estado, dentro de sua área de competência no Sistema de Defesa Civil;

         IV. Estudar, Analisar, Exercer e Fiscalizar todo Serviço de Segurança contra Incêndio e pânico no Estado;

         V. Realizar Socorros de Urgência;

         VI. Executar Perícias de Incêndios relacionados com sua competência;

         VII. Realizar Pesquisas Científicas em seu campo de Ação;

         VIII.  Desempenhar Atividades Educativas de Prevenção de Incêndio, Pânico e Proteção ao Meio Ambiente.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO DA 1ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE BOMBEIROS MILITAR

Os municípios de atuação são: Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoreu, Pontal do Araguaia, General Carneiro, Novo São Joaquim, Araguaiana e toda grande Barra do Garças.

A Primeira Companhia Independente de Bombeiros Militar em Barra do Garças conta atualmente com um efetivo de 55 (cinqüenta e cinco) Bombeiros.

Veja também: