Publicado em: 29-08-2014


Parque estadual da Serra Azul é atingido por incêndio


Um incêndio de grandes proporções no Parque Estadual da Serra Azul está sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros Militar, na região de Barra do Garças. O local é um dos principais roteiros turísticos da região por apresentar belíssimas cachoeiras, cavernas, trilhas, grutas, variadas espécies de animais silvestres e sítios arqueológicos. O incêndio começou no dia 24 de agosto no entorno dos sítios na zona rural da cidade, situado à margem esquerda da Rodovia MT-100 que liga Barra do Garças a cidade de Araguaiana.

Esse incêndio tem demandado o emprego de todo o efetivo da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar e, ainda, conta com o apoio ajuda de brigadistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Organizações Não Governamentais,  voluntários e da aeronave de combate a incêndio do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. O avião possui capacidade para lançar três mil litros de água diretamente nas linhas de fogo, facilitando os trabalhos das equipes em terra.

O Tenente-Coronel BM Willckerson Adriano Cavalcante, Comandante Regional – IV, afirmou que a situação é gravíssima, já tendo ocorrido vários danos ambientais, considerando que o incêndio se desloca com rapidez e com chances reais de atingir áreas residenciais. “A baixa umidade relativa do ar, somados ao forte calor e a vegetação densa e seca favorecem a ação do rápido deslocamento do fogo.  Precisamos da colaboração de toda população barragarcense no sentido de evitar atear fogo em seus lotes ou em terrenos baldios para não piorar a situação da cidade, a qual já esta debaixo de uma visível nuvem de fumaça, proveniente do incêndio no Parque”, completou.